Sistema de Injeção Eletrônica LE-Jetronic

O primeiro sistema de injeção eletrônica de combustível no Brasil, foi desenvolvido pela BOSCH, a partir de 1989 e foi aplicado inicialmente no veiculo Gol GTi. O sistema foi o LE-Jetronic – multiponto.

O sistema LE-Jetronic é comandado eletronicamente e efetua a injeção de combustível no coletor de admissão. A função da injeção é fornecer a quantidade de combustível exatamente dosada, necessária aos diversos regimes de funcionamento do motor.

A unidade de comando LE-Jetronic recebe vários sinais de entrada, provenientes dos diversos sensores que enviam informações precisas sobre as condições instantâneas do funcionamento do motor. Então, a unidade de comando processa essas informações recebidas e calcula o tempo adequado de injeção do combustível, através de um sinal elétrico. Esse tempo também é conhecido como tempo de injeção (Ti).

No sistema LE-Jetronic, as válvulas de injeção pulverizam o combustível simultaneamente, ou seja, todas são acionadas ao mesmo tempo. Nesse sistema, a unidade de comando da injeção controla apenas o sistema de combustível.

O sistema LE-Jetronic é analógico, e por isso não guarda na memória possíveis avarias que possam ocorrer. Ele não possui lâmpada de anomalia para o sistema de injeção.

  • 1 – Bomba de combustível
  • 2 – Filtro de combustível
  • 3 – Regulador de pressão
  • 4 – Válvula de injeção
  • 5 – Medidor de fluxo de ar
  • 6 – Sensor de temperatura
  • 7 – Adicionador de ar
  • 8 – Interruptor da borboleta
  • 9 – Unidade de comando
  • 10 – Relé de comando
  • 11 – Vela de ignição

Fonte: http://www.bosch.com.br

About these ads
Esse post foi publicado em FORD ESCORT 2.0 8v XR3, VW GOL 2.0 8V GTi. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sistema de Injeção Eletrônica LE-Jetronic

  1. Pingback: Sistemas de Injeção Eletrônica | Guia de Manutenção de Veículos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s